BIOGRAFIA

Me chamo Antonio José Imbassahy da Silva, sou conhecido como Imbassahy. Nasci em Salvador, numa sexta-feira, em 12 de março de 1948. Constituí família com minha esposa, Márcia, com quem tive três filhas e já tenho dois lindos netos, uma menina e um menino.

Me formei em Engenharia Elétrica pela UFBA, aos 21 anos. Minha carreira começou na Chesf, onde, após algum tempo de trabalho, passei por sucessivos cargos de chefia. Fui também Diretor de Produção da Companhia de Eletricidade de Manaus (CEM). Aos 31 anos, assumi um grande desafio como Presidente da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia). Em todas essas atuações, pude adquirir grande experiência em gestão, o que sem dúvida me ajudou muito nas próximas etapas de minha carreira.

Em 1984, ocupei o cargo de Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos da Bahia, no qual me orgulho de ter conquistado grandes realizações para nosso estado, como a construção de 5 mil poços tubulares; Adutora de Pedra do Cavalo Salvador; Adutora de Pedra do Cavalo Feira de Santana; e Adutora do Sisal. Atuei ainda como Diretor da Telebahia, passando assim por mais um setor estratégico, o das telecomunicações.

Em 1990, fui eleito Deputado Estadual e, em seguida, Presidente da Assembleia Legislativa. Em maio de 1994, assumi com grande determinação o cargo de Governador do Estado da Bahia. Em 1995, designado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, fui nomeado Presidente da Eletrobras. Minhas experiências anteriores e conhecimento técnico como engenheiro elétrico foram determinantes para essa nomeação técnica.

Entre 1996 e 2004 estive prefeito da minha cidade, a nossa querida Salvador. Foram anos de muito trabalho e realizações, sendo inclusive apontado por diversas pesquisas como o melhor prefeito de capitais do Brasil. Em Salvador, realizamos obras que até hoje beneficiam a população, como as mais de 750 escadarias drenantes, o maior Programa de Contenção de Encostas da história, com mais de 150 obras, entregamos mais de 100 mil títulos de terra, entre tantas outras realizações que muito me orgulham.

Atualmente estou em meu segundo mandato consecutivo como Deputado Federal. Logo na primeira legislatura fui eleito Líder do PSDB na Câmara, posição que exerci novamente em minha segunda legislatura. Na Câmara, inaugurei o “voto aberto” ao firmar voto favorável à cassação de um deputado federal acusado de corrupção. Como Vice-Presidente da CPI da Petrobras, trabalhei arduamente pela punição aos corruptos e corruptores, buscando livrar a empresa da corrupção que lá havia se alastrado. Estive como Ministro da Secretaria de Governo, na interlocução entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo.

Tenho a satisfação de ter uma vida limpa e pautada pelo trabalho por toda a Bahia durante a minha carreira. É com essa determinação que continuo a trabalhar pelo nosso estado e por todos os baianos.